segunda-feira, 18 de junho de 2012




Performance dos alunos dos 3° anos do Ensino Médio.  Uma aula de arte inspirada nas obras dos artistas: "Almeida Junior, Tarsila do Amaral e Diego Rivera". Resgatando o estilo "Caipira", momento este, em que comemoramos as "Festas Caipiras" e nada melhor vivenciarmos estas obras, resgatando nossa cultura bem brasileira.
Com base nas  leituras e contextualizações das imagens. Foi uma aula de arte bem divertida que vai ficar marcada pelos alunos dos 3°s anos.  As fotos aqui postadas, são para fins pedagógico com a devida autorização dos queridos alunos. 
Amo essa turma.... que conheci desde pequenos.



OBRAS CONTEXTUALIZADAS: 

                                    Almeida Júnior (1850– 1899)

José Ferraz de Almeida Júnior, pintor de formação acadêmica foi, possivelmente, o primeiro artista plástico brasileiro a introduzir o homem do povo, em seu cotidiano, às telas, particularmente na última década de sua vida. O tratamento da luz tropical, o abandono da monumentalidade das obras e a inserção dos personagens no cotidiano brasileiro marcaram seu trabalho. Foi considerado um precursor dos modernistas.
Paulista de Itu, aos dezenove anos ingressou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde teve aulas de desenho com Jules Le Chevrel e de pintura com Victor Meirelles. Contemplado com uma bolsa, foi estudar na França entre 1876 e 1882, na Escola Nacional Superior de Belas Artes, como aluno de Alexandre Cabanel.
       
Recado difícil - 1895
óleo sobre tela - 138 x (?) cm 
Museu Nacional de Belas Artes
O Violeiro - 1899 
óleo sobre tela - 141 x 172 cm 
Pinacoteca do Estado de São Paulo

"Saudade" 1899 - Almeida Júnior



Nhá Xica - Almeida Júnior

TARSILA DO AMARAL
"Nascida em Capivari, SP, em 1886, a pintora Tarsila do Amaral é, indiscutivelmente, um ícone da arte brasileira nesse século. Podemos dizer que Tarsila do Amaral encontrou soluções extremamente pertinentes para o que talvez seja o maior dilema da arte brasileira contemporânea: a difícil combinação entre as novas informações e a tradição advindas da arte européia e o caldo cultural brasileiro, principalmente no que se refere à expressão popular. 
Tarsila do Amaral teve uma formação acadêmica muito sólida, em São Paulo e em Paris, o que não resultou para a artista em amarras estéticas ou imposições formais. Muito pelo contrário, a formação acadêmica só reforçou a singularidade da cultura popular brasileira para Tarsila. 
É essa cultura que seria reinterpretada e redescoberta à luz do modernismo brasileiro. Tarsila do Amaral é peça chave do movimento modernista, integrando o “grupo dos cinco”, formado por intelectuais e artistas fundadores do movimento, como Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Pichia. Nessa época começa o namoro com Oswald de Andrade, com quem se casaria em 1926. 
Tarsila do Amaral foi uma artista muito consciente da sua importância no movimento modernista e da inserção da sua obra no panorama brasileiro das artes plásticas. Tarsila integrava a vanguarda intelectual e artística da época, cultivando uma forte amizade com o intelectual franco-suíço Blaise Cendrars."


"Segunda Classe" - Tarsila do Amaral

                                     


                                         Diego Rivera


"Desde criança sempre quis ser pintor e todos percebiam ter talento para isso. Ao ficar adulto, após estudar pintura na adolescência, participou da Academia de San Pedro Alvez, na Cidade do México, partindo para a Europa, beneficiado por uma bolsa de estudos, onde ficou de 1907 até 1921. Esta experiência enriqueceu-o muito em termos artísticos, pois teve contacto com vários pintores da época, como Pablo PicassoSalvador DalíJuan Miró e o arquiteto catalão Antoni Gaudí, que influenciaram a sua obra. Nesta época começou a trabalhar num ateliê em MadriBarcelona.
Acreditava que somente o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana durante séculos de opressão estrangeira e de espoliação por parte das oligarquias nacionais, culturalmente voltadas para a metrópole espanhola. Assim como os outros muralistas, considerava a pintura de cavalete burguesa, pois na maior parte dos casos as telas ficavam confinadas em coleções particulares. Dentro deste conceito, realizou gigantescos murais que contavam a historia política e social do México, mostrando a vida e o trabalho do povo mexicano, seus heróis, a terra, as lutas contra as injustiças, as inspirações e aspirações.
Em 1930 Rivera foi para os Estados Unidos, onde permaneceu por 4 anos, pintando vários murais, inclusive no Rockfeller Center, em Nova York.
Rivera era ateu e enfrentou grandes problemas por isso, sofendo muitos preconceitos. Seu mural "Sonhos de uma segunda fracassada" retratava Ignacio Ramírez segurando um cartaz que dizia: "Deus não existe". Este trabalho causou indignação, mas Rivera recusou-se a retirar a inscrição. A pintura não foi exposta por nove anos. Depois de Rivera concordar em retirar a inscrição, ele declarou: "Para afirmar 'Deus não existe', eu não tenho que me esconder atrás de Don Ignacio Ramírez; eu sou ateu e considero as religiões uma forma de neurose coletiva".

[editar]
                                                                                                                            



"Festival do Milho" Diego Rivera

                              Willians....3D  e Paulo Vitor 3B- Performance " Puxão de orelha" de Almeida Junior
   "Festa do Milho" -Diego Rivera - Alunos do 3D
" Recado Difícil"- Almeida Junior   (Rayanne e Bruno3D e  Lidiane e Leonardo 3B)
   "2ª Classe "- Tarsila do Amaral  Alunos do 3B
 Fabrício e Maria José- 3B " O Violeiro" - A. Junior

"Nha Xica" Almeida Junior - Fernanda - 3B

 "Saudades" Almeida Júnior - Amanda 3B

  "Festa do Milho" - Diego Rivera  - Alunos do 3B
Galerinha 3 B....
 .......

   "2ª Classe "- Tarsila do Amaral  Alunos do 3C
 Guilherme e Thaine - 3C " O Violeiro" Almeida Junioir
                         "Saudades"  - Marília 3C   -   "Recado difícil" - Andreza e Felipe ambas as obra: A. Junior

      Lucas 3C - "Puxão de orelha" Almeida Júnior       Luana 3C-   "Nhá Xica" - Almeida Junior
                   

  "Festa do Milho"- Diego Rivera  - Alunos do 3C
 "2ª Classe "- Tarsila do Amaral  Alunos do 3A- 

 Gustavo e Francieli - 3A " O Violeiro"


 Kleberson- 3A - Performance " Puxão de orelha" de Almeida Junior.
 Dafne 3A-   "Nhá Xica" - Almeida Junior

    "Saudades"  - Renata 3A  
  Festa do Milho- "Diego Rivera"  - Alunos do 3A
                                                  E finalmente tudo e todos juntos misturados.......

vão deixar saudades.....

                                        


alunas nota Dez........
 2ª Classe - "Tarsila do Amaral"  Alunos do 3D- 

 recado muito difícil..........
 galerinha do 3 D.....

 Amanda 3D.... tocando moda de viola  com os alunos..





Hora das poses.....




Fontes: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia/artesvisuais2003/index.cfm?fuseaction=Detalhe&cd_verbete=3140
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=32
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Rivera